SUMO – Simulation of Urban MObility é um software de simulação de mobilidade urbana, desenvolvido pelo Instituto de Sistemas de Transporte (DLR (Alemanha)), que pode ser utilizado na modelação de sistemas intermodais de transporte, incluindo fluxos de tráfego de veículos privados, de transportes públicos e de pedestres. SUMO 0.25 inclui um conjunto de ferramentas capazes de realizar tarefas como simulação de rotas ou o cálculo de emissões de gases poluentes.
Além de ser capaz de realizar uma simulação microscópica, com modelação explícita de veículos privados, de transportes públicos e de pedestres, SUMO 0.25 permite a interação e controle online da simulação, a geração automática ou importação da tabela horária semafórica e não possui quaisquer limitações no tamanho da rede ou número de veículos simulados.
Pode ser utilizado numa multiplicidade de tarefas como a avaliação do desempenho de sistemas de semaforização, no planejamento e gestão de rotas com base na redução das emissões ou na avaliação do comportamento de redes de comunicação.
SUMO 0.25 tem um funcionamento modular, sendo constituído por um conjunto de aplicações que podem funcionar em cooperação ou em separado.
Esses módulos são o SUMO que permite a simulação através da linha de comandos, GUISIM, para simulação através de um interface gráfico, NETCONVERT, para importação de redes, NETGEN, para geração de redes abstratas, OD2TRIPS, que permite a conversão de matrizes origem/destino em viagens, JTRROUTER, um gerador de rotas com base em raios de giro em interseções, DUAROUTER, para geração de rotas com base em atribuição dinâmica de utilizadores, DFROUTER um gerador de rotas a partir de dados de detetores e MAROUTER, um atribuidor de utilizadores, com base em funções de capacidade, de âmbito macroscópico.
O SUMO 0.25 é um programa completamente gratuito e de código aberto sendo disponibilizado com uma Licença Geral Pública GNU.