Entrada de Dados – Ponto de Ônibus X Semáforo

Figura 1

Nome do projeto: podem ser utilizados até 50 caracteres.

SAP: distância, em metros, entre a via transversal do semáforo a montante (semáforo “A” na Figura 1) e o ponto de parada (posição “P” na Figura 1). O ponto “A” deve ser escolhido de forma que a transversal não fique dentro do trecho SAP.

Para a escolha do ponto “P” deve-se considerar não a posição exata do ponto de parada, mas sim a frente do primeiro ônibus que está embarcando/desembarcando.

SPB: distância, em metros, entre o ponto de parada (posição “P” na Figura 1)  e a retenção do semáforo a jusante (semáforo “B” na Figura 1). Para a escolha do ponto “B”, deve-se considerar a faixa de retenção dos ônibus junto ao semáforo.

Tempo do verde em A:  é o tempo em que o semáforo “A” fica verde, dentro de um ciclo, para o movimento dos ônibus. A unidade é segundos.

Tempo do verde em B: é o tempo em que o semáforo “B” fica verde, dentro de um ciclo, para o movimento dos ônibus. A unidade é segundos.

Tempo de ciclo: tempo de ciclo da rede a que pertencem os semáforos “A” e “B”. A unidade é segundos. São possíveis tempos de ciclo entre 10 e 180 s.

Fluxo: o fluxo dos ônibus corresponde ao número de ônibus que passa pelo local no período de uma hora. O fluxo pode variar entre 1 e 250 ônibus.

Velocidade média dos ônibus: deve-se considerar a situação em que os ônibus circulam livremente sem nenhuma restrição à frente. Não há necessidade de se preocupar com os intervalos de aceleração e desaceleração. O programa adota uma velocidade padrão de 36 km/h (10 m/s), valor esse que o pode ser alterado pelo técnico para cada caso específico. A unidade é km/h.

Tempo médio para embarque/desembarque: este é o parâmetro mais difícil de determinar. Trata-se do tempo médio que os ônibus levam para efetuar o embarque/desembarque no ponto em questão. Deve-se escolher o valor que melhor represente o tempo consumido no processo de embarque/desembarque; não deve ser computado, por exemplo, o tempo em que o veículo fica parado, após já ter servido o ponto devido a outro ônibus parado à sua frente, pois o programa já vai contabilizar automaticamente esse tempo. O programa adota o parâmetro-padrão de 13 segundos, mas o ideal é que este valor seja levantado para cada caso específico. A unidade é segundos.

Número de ônibus que podem embarcar/desembarcar simultaneamente: quantos ônibus, no máximo, podem embarcar/desembarcar simultaneamente nesse ponto. Geralmente, esse número é igual a dois, que é o valor padrão adotado pelo programa, mas o usuário pode escolher também os valores um e três ônibus. Um quarto ônibus já vai ficar muito longe do ponto e dificilmente os passageiros iriam até ele.

Comprimento do ônibus: o programa adota o valor médio de 12 metros para o comprimento dos ônibus. O usuário pode alterar esse valor para melhor representar sua situação particular, calculando a média ponderada a partir das porcentagens de cada tipo de ônibus e do comprimento de cada tipo.